Teoria ACP - Atenção Centrada na Pessoa
A teoria Centrada na Pessoa (ACP) foi desenvolvida por Carl Rogers na década de 1940. A psicoterapia nesta teoria pode ser definida como uma abordagem não diretiva e empática, com o objetivo de empoderar e motivar o cliente ao longo do seu processo terapêutico.
Ou seja, valoriza a experiência do paciente e contribuindo para que cada vez mais a pessoa possa aumentar a compreensão do cliente sobre si mesmo, a autoestima, o seu crescimento e desenvolvimento pessoal como também, eliminar ou mitigar sentimentos de angústia
Qual o objetivo da Psicoterapia?
O objetivo da psicoterapia é favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficiência as dificuldades e os desafios da vida, quer se encontre com ansiedade, depressão, problemas interpessoais, dependência emocional... e por aí vai!
Minha Abordagem
A psicologia humanista, também conhecida como humanismo, surgiu na década de 1950. Ela foca no potencial de cada indivíduo e enfatiza a importância do seu crescimento. Esta abordagem é um seguimento da Psicologia que indica que o ser humano tem o poder da autorrealização, acreditando no ser humano na sua absoluta totalidade.
​
O humanismo defende que a saúde mental é composta por diversos pilares. Embora carreguem as suas individualidades, todos eles são conectados e convergem entre si para conduzir o fluxo da mente e corpo.
​